Foque na solução!

Você estava na faculdade de medicina ainda. Tinha acabado de sair daquela aula cansativa de anatomia. Assim que chega no grupo dos seus amigos, você escuta os mesmos comentários de sempre: “Esse professor é muito ruim”, “essas peças estão todas velhas”, “A prova é semana que vem e ainda não sabemos nada”…

Agora, adiante para a sua situação atual: Você sai de um plantão no hospital e quando encontra a equipe, o que você escuta? “Você viu como aquele paciente era mal educado?”, “O ar condicionado não está funcionando e o diretor do hospital não fez nada”, “Estou cansado de trabalhar aqui”…

Esse exercício imaginativo foi só para você observar uma coisa. Em algum ponto é colocado na cabeça do médico que reclamar de tudo é algo normal. Desde a faculdade a maioria dos meus colegas só sabia reclamar, e hoje, no mercado de trabalho, essa posição de vítima em frente a tudo que acontece permanece na mentalidade de muitos.

Então, deixa eu te falar. Isso não é normal!

Durante meus estudos sobre coaching e comportamento humano eu vi o tanto que ter uma mentalidade negativa atrapalha seus resultados. Viver com esse viés de reclamação é algo que drena toda sua energia e te deixa impotente em frente às adversidades da vida.

E pode acreditar, como você escolheu a medicina, vão existir muitas adversidades ao longo do caminho.

“Mas Christian, o que eu faço?”

Bom, falar é mais fácil que fazer, mas: Pare de reclamar!

Esse será o início da mudança. Assim que você entender que as 90% de todas as coisas que te incomodam e você considera como problemas são apenas a vida acontecendo, fica mais fácil partir para a segunda etapa.

E sinceramente, eu não quero mentir pra você. Você talvez já tenha essa mentalidade de “foco no problema” há mais de 20 anos. Conseguir reverter isso não vai ser algo que irá acontecer do dia para a noite, no entanto, o esforço vale a pena!

Na segunda etapa, agora que você não reclama mais de qualquer acontecimento que fuja do seu padrão de “dia ideal” você tem que mudar sua mentalidade para a de “foco na solução”.

Vou te explicar: Focar na solução é quando você enfrenta o problema de braços abertos. Quando você não se paralisa diante das adversidades e já aceita o desafio pensando “como vou resolver isso?”. Isso te empodera! Isso te torna mais proativo! Isso te faz ser uma pessoa e um profissional melhor.

Faça esse teste. Mude esse pequeno comportamento na sua vida e depois me fale o quanto você se desenvolveu.

Quer entender mais sobre como eu consegui construir a carreira médica dos meus sonhos e ser valorizado por isso? Se inscreva em nossa lista de emails e nos acompanhe pelas redes sociais.