Crie tempo!

Para quem está envolvido na realidade médica, escutar frases como “hoje não almocei pois estava no bloco cirúrgico”, “não tenho tempo para fazer exercício” ou até “tem 3 dias que não vejo minha família direito” é algo normal. Essas frases refletem a realidade do médico atual: uma vida corrida, estressada e com pouco tempo para as coisas que realmente valem a pena.

Mas, eu observo um fenômeno interessante: Muitas vezes essas frases são ditas como uma conquista. O MÉDICO ACHA LEGAL NÃO TER TEMPO! Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que o estereótipo do médico super atarefado é algo bacana. Todavia, se você é um profissional que quer ter mais tempo para sua família, hobbies e bem estar: esse texto é para você!

Se você não tem tempo, então crie-o!

Se você diz que não tem tempo: eu tenho uma notícia pra te dar. Na verdade, isso é um reflexo da falta de controle da SUA vida para fazer coisas que você precisa.

Fazer alguma atividade física, ir em algum evento ou passar mais tempo com a família. Todas essas são coisas que vão fazer bem para você e, mesmo assim, você se esconde atrás da desculpa de não ter tempo.

Outro fator que influencia isso é que a população já vê o médico como uma pessoa sem tempo, então qualquer desculpa que você der envolvendo o quão corrido seus dias estão e sua falta de tempo, as pessoas vão aceitar. 

Mas é você quem não deve aceitar isso para sua vida! Afinal de contas, Não era essa realidade que você esperava quando começou sua faculdade de medicina.

Aqui no Após medicina nós não jogamos esse jogo das desculpas.

Se você tem interesse em construir uma carreira médica consolidada, estruturada e profissional: Obviamente, você vai ter trabalho, mas nós prezamos por um trabalho inteligente. E a primeira coisa que você tem que entender para isso é que tempo você não tem, você  CRIA.

Eu vejo muitos médicos se esconderem atrás do faturamento, dizendo que não podem trabalhar menos para as contas fecharem no final do mês. Um amigo meu há algum tempo atrás estava obeso, sedentário e muito estressado. Eu propus para ele durante uma mentoria que tivemos que ele começasse a trabalhar terça e quinta 1:30 mais tarde. Esse tempo a mais que ele passou a ter possibilitou que ele voltasse a andar de bicicleta, treinar para as competições que ele participava, e, no final de três meses, muito mais relaxado e saudável, ele teve uma surpresa: Seu faturamento continuava o MESMO!

Então, se você quer criar mais tempo e aumentar sua qualidade de vida e profissão, eu tenho 3 dicas para você:

  • Se pergunte e anote em um papel: o que hoje você gostaria de fazer mais hoje “não tem tempo”?
  •  Liste de 5 a 10 coisas que você, ao fazer, se sente melhor do que quando não faz. (como um esporte, ver um filme durante a semana…)
  • Qual é a ÚNICA coisa que você precisa fazer hoje para fazer o que gosta, o que precisa e, posteriormente, viver a vida dos sonhos. 

Faça essa reflexão novamente após 6 meses. Você vai ver como muitas coisas que você gostaria de estar fazendo hoje você já estará fazendo, e, faça outro “round” de otimização de carreira, seguindo os mesmos conceitos.

Vale lembrar que isso só depende de você!

Isso só acontece para quem quer, dedica, planeja, executa e desperta a consciência da necessidade. 

E, quanto mais cedo você despertar essa consciência, mais cedo você chegará na medicina que te foi prometida e que você, como um profissional que estudou anos para chegar onde está, merece!

Existem dois tipos de pessoas no mundo: As que dão desculpas e as que dão um jeito. Qual delas você quer ser?

Muito obrigado pela leitura, e se inscreva em nossa lista de emails para receber mais insights valiosos que contribuem com sua carreira como esse semanalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *